top of page
templo-do-vale-do-sol-e-da-lua-yamanja-01.jpg

AS TENDÊNCIAS PARA 2023

Evitamos a palavra previsões, de vez trazer uma interpretação distorcida. Fazemos uma apreciação das diferentes energias atuantes, principalmente as astrológicas e dos Orixás. A partir daí, emergem tendências, inter-relacionadas e interpretadas; como qualquer interpretação, está sujeita aos mais diversos entendimentos, dependendo do viés abordado.

Consideramos a passagem do ano ocorrendo na mudança do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, uma vez que a força mental formada é extremamente poderosa, pensando-se na grande parcela da totalidade do mundo Cristão.

A título de curiosidade, do ponto de vista da magia, a verdadeira passagem ocorre com a entrada do Sol no signo de Áries no dia 20 de março de 2023, segunda-feira, às 18h26min, porém a Egrégora formada nesse dia é muito menor do que aquela do dia 31 de dezembro.

MENSAGEM PARA 2023

A minha existência a mim pertence e somente eu mesmo posso decidir minhas possibilidades de crescimento. Minhas emoções, minhas sensações e minha história constroem o meu ser e eu possuo a força de gerar o meu destino.

Regência Astrológica do Ano:
LUA
Regência do Orixá:
YEMANJÁ

Em nossa breve análise, lembramos que toda a narrativa é entendida pela nossa mente que somente é capaz de compreender algo pela comparação. Tudo terá sempre uma interpretação que se polariza a uma outra. Só entendemos o que é alto pela comparação com o baixo, como alegria e tristeza e tudo que se opõe na compreensão da mente. Tudo aquilo que é visto como algo bom, terá sempre a sua oposição. Se algo constrói o chão para a paz, também poderá construí-lo para o embate. Quem define a forma como algo será vivenciado somos nós mesmos.

 

Mãe Yemanjá é a pura expressão de sentimentos vividos. Lembra com muito carinho daquilo que foi bom e tende a não querer falar sobre o que traz más recordações, pois cada lembrança é uma verdadeira revivência. é um voltar no espaço e no tempo. é como se tudo se repetisse.

 

Trazer o que incomoda para o espaço da consciência não é tarefa fácil e, por vezes, necessita da ajuda de algum terapeuta para a elaboração desse processo.

 

A Lua inicia o ano na fase crescente no signo de touro, aflorando sentimentos de proteção e muita sensibilidade, da mesma forma que Yemanjá, como dito anteriormente, desperta uma sensação da lembrança daquilo que foi vivido com muito prazer, seja de que ordem tenha sido, como por exemplo amorosa ou profissional.

 

Yemanjá é a grande senhora da proteção e do cuidado, chegando, por vezes, a podar a ação daqueles que lhe são caros, julgando que os protege. é a expressão da famosa frase que, no fundo, oculta um grande sentimento velado de posse sobre o outro: desculpe, mas foi por amor...!

 

Tanto a Lua como Yemanjá despertam fortes ciúmes e muito ressentimento, pois têm muita dificuldade em esquecer tudo o que foi vivido, revivendo e intensificando as emoções da época, criando, por vezes, cenários de vitimização.

 

Segurança também é uma palavra chave para a Lua em touro, assim como para Yemanjá, aguçando as ambições e as conquistas materiais. Yemanjá gosta do destaque e da fama, daí a necessidade de ficarmos bem atentos para a forma como vamos lidar com essas energias.

 

Energia não tem uma intenção em si própria, sendo a intenção atribuída à capacidade manipuladora do ser humano.

 

Nos romances e flertes, o descompromisso, muitas vezes visto com naturalidade, será questionado, estabelecendo-se um conflito entre mente e coração, pois as emoções virão revolvendo as águas e levantando o lodo do fundo do lago tranquilo de nossas acomodações.

 

Nesse momento os olhos não enxergam aquilo que a realidade nos apresenta, deturpando nosso sentir. é Yemanjá e a Lua que se fazem presente mostrando nossa carente centralidade emocional e o quanto nos é difícil lidar com ela.

 

Apesar de tantas emoções lunares na sua fase crescente e de Yemanjá trançando o tecido da manifestação da existência, percebemos, no entendimento do signo de touro, a busca de uma praticidade, em todos os setores da vida, podendo no futuro, no caso dos relacionamentos, se estabilizarem num caráter mais romântico.

 

Sobre alimentação, tudo aquilo que desperte prazer e boas lembranças está no caminho da Lua e de Yemanjá. Tudo o que desperta prazer será sempre bem-vindo. Yemanjá é muito sinérgica, misturando todos os sentidos na emoção do prazer ou da dor. O alimento que desperte todos os sentidos será curador. Yemanjá desperta a gula, porém com muita elegância.

 

Yemanjá e a Lua nos alertam do grande cuidado com a palavra. O pensamento precede a linguagem, da mesma forma que na magia a Lua precede os acontecimentos no nosso mundo da matéria. Yemanjá é a expressão de nossas emoções e pensamentos, entendidos como causa e consequência um do outro.

 

Em seguida, os transforma na linguagem, expressão corporal dos desejos e das vontades. é o comportamento verbal do coração, que no filtro da Yemanjá contida em cada um de nós, utiliza-se da linguagem para unir ou separar.

 

As afirmações positivas serão materializadas, enquanto aquelas que nos abatem e nos depreciam, devem ser evitadas, dependendo tudo da intervenção da nossa própria consciência. Sabemos que tudo é sempre um grande desafio. Viver é o maior de todos os desafios. Experienciar a vida é um desafio diário da busca de um equilíbrio que se manifesta sobre o fio de uma navalha.

 

Não podemos evitar certos pensamentos e ações que, como uma onda, arrebatam nosso ser. Mas quando a onda vier, tenhamos a lembrança e atenção para não nos deixarmos levar, pois, uma vez envolvidos pela onda, ela poderá ser a causa de prazer ou de um sobressalto; um banhar-se calmamente ou ser arrebatado para o fundo, onde a luta pelo retorno ao bem-estar e tranquilidade causam fatiga.

 

É muito importante manter a atenção para não se deixar encantar pela sedutora luz da lua, assim como o marinheiro não consegue deixar de encantar-se pelo sedutor canto da sereia. As aparências podem revelar-se encantadoras, mas, uma vez caído o véu, a realidade decepciona. A inebriante expectativa daquilo que o outro irá nos oferecer transforma-se em decepção de algo não correspondido.

 

A Lua e Yemanjá, favorecerão o recebimento de convites para muitos eventos e encontros, sejam românticos ou profissionais, mas com a elegância lunar ou de Yemanjá, avaliemos muito bem se não expressam o canto da sereia que nos envolve em pura sedução, nos oferecendo um gozo passageiro. Se é esse gozo passageiro que busco, ótimo. Em caso contrário devo declinar, evitando futuras decepções.

 

Tanto a Lua como Yemanjá adoram festas nas quais o mostrar-se é o mais importante. é a reafirmação da nossa já tão festejada sociedade do espetáculo, na qual tudo tem o valor medido pela exposição que promove.

 

Nada do que foi abordado até aqui significa manter-se em uma vida monástica de cuidados e retidão, até porque, a Lua crescente em touro e mãe Yemanjá gostam de emoções intensas. Significa, sim, ter a consciência de cada ato e o prazer e a dor de vivê-los. Essa dualidade da dor e do prazer proporciona uma vida pulsante, na qual as emoções semearão um terreno fértil. Isso é viver a lua! é a vivência e o entendimento de mãe Yemanjá!

 

Uma Lua crescente e em touro de braços dados com Yemanjá expressa um exagero. Entretanto, um exagero controlado, dicotomia impossível de ser entendida. Imaginem, então, como é possível controlar o exagero? exagero que, por si só, não se controla. Daí podemos concluir que, por mais que tentemos não exagerarmos em nossas atitudes, haverá uma grande tendência a fazê-lo, trazendo, consequentemente, o arrependimento e, o pior, a culpa que só paralisa qualquer movimento de superação e de aceitação do que foi feito.

 

Imaginem a dificuldade, principalmente para aqueles já naturalmente exagerados. Lembramos que os naturalmente exagerados não têm noção disso, até porque todos nós somos exagerados em algo. A medida do exagero é dada pela avaliação do outro.

 

Aliás, sobre a avaliação do outro, estaremos mais atentos, porém mais sucetíveis de nos deixarmos levar. Todas as nossas ações e a avaliação que fazemos das ações dos outros tenderão ao exagero

 

Sobre avaliações, devemos ter o cuidado com tudo o que seja feito de uma forma superficial e apressada. Somente a reflexão solitária ou uma conversa afetuosa são instrumentos para um final que esteja em harmonia com os seres envolvidos.

 

Na área da saúde, os exames e diagnósticos podem retratar uma realidade ampliada da doença. Haverá a tendência de, ao buscar-se algo, acaba-se por detetar um diagnóstico diferente do esperado.

 

Tanto a Lua como Yemanjá trazem a ideia do inconsciente, daquilo que está inacessível, das subjetividades que precisam ser respeitadas. Tudo e todos têm um propósito que o ser humano, absorvido em si mesmo, em seu próprio processo egóico, esquece que o seu fortalecimento se consolida no grupo e não individualmente.

 

Mensagem da Lua e de Yemanjá
Nossa emoção é a viga mestra da nossa existência humana. Cabe a nós fortalecê-la com a consciência ambígua das nossas potencialidades e fraquezas!

ALGUNS ASPECTOS DOS PLANETAS
 

O ano se inicia com Júpiter em Áries, aí permanecendo até o dia 17 de maio, período que favorece a retirada das dúvidas paralisantes, levando-nos à decisões simples e objetivas.

 

O pensamento simples é sempre o mais sábio, pois a complexidade de tudo é algo humano demais para a harmonia que se anseia.

 

Ao entrar no signo de touro trará a fartura em todos os sentidos. Mas não podemos traçar um caminho levando em consideração somente um aspecto.

 

Saturno inicia o ano em aquário, aí permanecendo até 08 de março. Saturno é o grande regente de aquário, antes de considerarmos urano como tal. Assim, Saturno estará ativando muito bem as qualidades de aquário, porém de modo sempre mais consciente daquilo que é preciso ser feito para que hajam as mudanças propostas por aquário. Saturno atingirá as bases de tudo. Tais mudanças serão estruturais e não somente superficiais. E toda mudança estrutural causa um certo sofrimento, pois é preciso mudar o padrão vibracional de algo. Não adianta simplesmente mudar a roupa se a cabeça continua pensando do mesmo modo.

 

Saturno em aquário nos lembra da responsabilidade pelo trabalho em equipe, com chefias menos centralizadoras. As atividades profissionais tenderão, como já feito, a desenvolverem-se em projetos diversos, com cronograma de cobranças bem marcados. Nada deverá ser desperdiçado, nem ideias, nem materiais. Algo de um projeto terá sempre uso em outro.

 

Ao entrar no signo de Peixes Saturno traz uma reflexão sobre o exercício da espiritualidade com mais responsabilidade. Tudo o que for considerado transcendental será avaliado mais racionalmente. As ciências terão o seu espaço na compreensão das subjetividades.

 

Urano estará em touro. Urano é o grande revolucionário do panteão, enquanto touro é a manutenção das práticas com formatos e regras estabelecidas. Percebemos, consequentemente, um choque de avaliações, o que já está sendo sentido desde que urano entrou em touro. Essa tendência haverá de permanecer ainda, mais fortemente, até 2026, acentuando-se ainda mais com a presença de Saturno em aquário.

 

Netuno estará em Peixes trazendo a grande percepção de nossa conexão com algo maior. Tempos muito difíceis para os rígidos e intolerantes, pois tudo pode ser agregado em uma grande mistura.

 

Netuno é extremamente inclusivo e flexível. Os rótulos e definições são questionados. Novos entendimentos daquilo que seja fluido e orgânico com um melhor entendimento.   

 

Netuno em Peixes traz uma grande reflexão sobre costumes que se transformam em dogmas. Tal aspecto questiona paradigmas supostamente inquestionáveis.

 

Pode gerar grandes alagamentos, principalmente em locais com grandes massas de água.

 

Netuno traz mais romantismo, fazendo do lúdico uma realidade compreendida com uma percepção mais clara de tudo o que parecia irreal.

 

Plutão está em capricórnio e sua mítica nos ensina: “eu vim para transformar, e aquilo que eu não posso transformar, eu mato para nascer de novo”. Desde que entrou no signo de capricórnio, símbolo das estruturas sólidas como família e trabalho, Plutão tem revolucionado o pensamento humano.

 

O conceito de binariedade sexual continuará sendo debatido e, assim como caíram as estruturas de poder familiares, as estruturas das relações de trabalho e remuneração continuam sendo debatidas.

 

Por todas as configurações percebidas no céu de 2023, pode ser que Plutão tangencie o questionamento da riqueza e sua acumulação, fazendo-nos pensar do porquê estar 99% da riqueza produzida no mundo nas mãos de 1% de pessoas.

 

Plutão nos chama à atenção para o meio ambiente e os danos que causamos à mãe natureza quando a entendemos como algo a ser simplesmente explorado para proveito próprio.

 

Plutão nos traz o entendimento do pertencimento à mãe natureza ao se unir à Lua e mãe Yemanjá, pondo por terra a convicção de um colonialismo exploratório baseado na supremacia de alguém. Ou Plutão ajuda na cura da terra ou irá promover a sua destruição. é a busca do convívio sem o dogmatismo da superioridade. é a certeza de que a mãe natureza não hierarquiza nada nem ninguém. Integração e não o separatismo.

 

Plutão é o planeta da reciclagem. Tudo deve ser reaproveitado, principalmente na área da alimentação.

Metal

Prata

Cor

Prateado, branco e azul claro

Pedra

Água marinha, lápis lazuli ou sodalita

Palavra-chave

Emoções, sensações e viver

O Arcano do Tarot
VII – O CARRO

Representa a necessidade de tomarmos as rédeas de nossa vida. Significa o entendimento da nossa própria força e não a colocarmos nas mãos do outro. Lembramos que todas as vezes que julgamos que o outro nos causou alguma coisa, sem percebermos, estamos dando a esse mesmo outro o poder, diminuindo nosso próprio ser a uma marionete do outro.

Numerologia

Para descobrir seu número pessoal para 2022, basta somar o dia e mês de seu aniversário com 7. Caso dê um número maior que 9 reduza novamente. 11 e 22 não se reduz.

 

1 – independência. Ousadia. Empreendimentos. Começo.

2 – união. Paciência. Continuidade. Atividades em equipe.

3 – comunicação. Sociedade. Conhecer.

4 – organização. Sacrifícios. Durabilidade. Batalhar.

5 – liberdade. Aventuras. Transformação.

6 – proteção. Responsabilidade. Finanças. Dedicar.

7 – profundidade. Isolamento. Interiorizar.

8 – competência. Ano de colheita. Administrar.

9 – universalidade. Não comece nada. Final de um ciclo. Renovação.

11 – ouvidos aguçados para o plano espiritual. Novas idéias.

22 – tudo voltado para a humanidade.

ROUPA ADEQUADA PARA O RÉVEILLON

Azul claro e branco, sendo a roupa na cor prata, o ideal.

ERVAS ADEQUADAS PARA O RÉVEILLON

Colônia, manjericão branco, folha e flor‑de‑laranjeira, malva branca.

JÓIAS ADEQUADA PARA O RÉVEILLON

Lápis lázuli, sodalita e água marinha

MANDALAS E SIMPATIAS PARA 2023

Com a passagem de ano forma-se uma egrégora propícia para rituais e todos os tipos de simpatias para algo de bom, pois todos estão com o pensamento voltado para o ano novo que chega com a esperança do novo e da esperança em dias melhores.

 

Toda é qualquer mandala, quando montada, requer sejam feitos pedidos pessoais e em prol da humanidade. Quando estivermos pedindo por paz e harmonia em nossas vidas, devemos também acrescentar ao pedido, a solicitação de paz e harmonia a toda a humanidade. Agindo assim, estaremos seguindo as leis da magia.

 

MANDALA DE CAPTAÇÃO DE PAZ E ENERGIA

Essa mandala será de muita ajuda para aqueles que desejam uma melhor compreensão de si mesmos, ou melhor, das suas reações perante os estímulos que o ambiente nos proporciona, incluindo-se as nossas relações humanas nessa ambiência. O melhor horário para a montagem da mandala é no momento em que os ponteiros do relógio estão sobrepostos (estão em conjunção), como por exemplo, às 12h, 13h05min, 14h10min e assim por diante.

Material Necessário:

  • 21 gotas de essência de jasmim

  • 21 gotas de essência de aloés

  • 3 tacinhas de cristal ou vidro

  • Fio de cobre com cerca de 75cm

  • Vela de 7 dias na cor branca ou azul clara, ou as de duas cores

  • 1 cristal de água marinha, lápis lázuli ou sodalita

  • 1 pontinha de cristal de quartzo branco

 

Antes de entrarmos na montagem da mandala, lembremo-nos que qualquer ato ritualístico requer paz e concentração para que os objetivos sejam alcançados.

 

De nada adianta montar uma mandala quando a mente não está suficientemente direcionada para esse fim. O aparente simples ato de acender uma vela requer uma concentração naquilo que se faz. Qualquer vela deve ser acesa com fósforos e com o pensamento firme naquilo que se deseja.

 

Arrumar a mandala fazendo um triângulo com o fio de cobre, apontando uma das pontas para a direção do sol nascente. Acender a vela no centro do triângulo. Colocar a tacinha com água e 21 gotas de jasmim na ponta direita do triângulo e a tacinha com água e 21 gotas de essência de aloés na ponta esquerda do triângulo. Todo o material é colocado pelo lado de dentro do fio de cobre. Na ponta superior uma tacinha com água pura. Ao lado da taça com jasmim colocar o cristal de água marinha, lápis lázuli ou sodalita. Do outro lado uma pontinha de cristal de quartzo branco. Acender um incenso da sua preferência. Pode ser pelo lado de dentro ou pelo lado de fora do fio de cobre.

 

Quando a vela terminar, após o sétimo dia, deve-se “levantar” a mandala. A água das tacinhas deverá ser colocada em água corrente e o fio de cobre enrolado nas pedras, de forma a mantê-las unidas. Este patuá construído em um momento especial, poderá ser usado como proteção, no pescoço, junto a si em qualquer outra parte do corpo ou colocado pendurado atrás da porta de entrada da casa para atrair paz e harmonia ao lar. Pode também ser usado na bolsa diária dentro de um saquinho branco ou azul. A água das tacinhas é despachada em água corrente e os restos da vela e incenso, no lixo comum.


 

SIMPATIAS PARA PROSPERIDADE

 

  • Jogar lentilha nos cantos da casa e não limpar até o dia de reis, pedindo aos três reis magos Baltazar, Melchior e Gaspar que tragam muita prosperidade para a casa. Depois depositar tudo na terra.
     

  • Fazer a passagem de ano comendo uvas brancas ou lentilhas, ambas símbolos de fertilidade. Manjares também são apreciados pela consistência fácil de deglutição e pelo doce que traz aconchego.
     

  • Colocar um prato bem bonito com 14 folhas de louro em volta arrumadas em forma de uma coroa e pó de noz-moscada ralada pela própria mão com um pedaço de um objeto em ouro e um cacho de uvas brancas. deixar até o dia 06 de janeiro e despachar tudo no mar ou na terra, com exceção do objeto em ouro que será utilizado como um patuá de atração da prosperidade, podendo ser usado no corpo ou na casa.
     

  • oferecer uma bandeja de frutas com uma taça de vinho branco ao centro e espalhar muitas moedas e objetos dourados na bandeja. Pedir a todo o povo da riqueza, para muitos entendidos como povo cigano, que lhe traga muita fartura no ano que se inicia. Despachar tudo na terra depois de 3 dias. Cuidado para não deixar que nada se deteriore. Caso aconteça retirar e despachar. As frutas que estiverem em condições de serem ingeridas, poderão, mesmo durante os três dias em que a mandala esteja aberta. Aliás, tal ato é bastante recomendável.

SIMPATIA PARA A SAÚDE

  • . Acender uma vela verde, de 7 dias sobre um pano verde, na medida da palma esquerda distendida da pessoa que se quer atingir ou do dirigente espiritual da casa. Depois de sete dias, entregar o pano verde para a pessoa ou usá-lo pessoalmente. Por uma das leis básicas da magia, qualquer ato dirigido a quem quer que seja, só pode ser realizado com a anuência daquele que o receberá. Ninguém tem o direito de intervir na vida de quem quer que seja, sem a autorização para tal.
     

  • Colocar 7 favas de Omolu em forma de círculo, pedindo que todos os nossos desequilíbrios se transformem em equilíbrio na força de Omolu, do arcanjo raphael e dos seres da cura. Depois, a cada dia, despachar cada uma das favas durante os 7 dias seguintes e dizer: “a ti, mãe terra, te devolvo todas as favas. Que meu corpo físico tenha saúde e harmonia para que meu espírito se manifeste em toda a sua plenitude”.

SIMPATIAS PARA O AMOR

Amor: pegar uma rosa branca, passar por todo o corpo, depois do banho de asseio normal, antes de colocar a roupa que será usada na passagem do ano. Pingar três gotas de essência de jasmim na rosa e passar novamente a rosa pelo corpo, mas, dessa vez, de forma suave e sentindo o toque. Assim que puder, colocar a rosa no mar, fazendo pedidos a Yemanjá para viver um grande amor.

Paixão ardorosa: pegar 7 rosas vermelhas em forma de círculo na areia da praia ou em uma mata ou em qualquer local o mais congregado à mãe natureza possível. Dar 7 voltas no sentido horário, vagarosamente, pelo lado exterior do círculo, pedindo e visualizando a vivência de uma grande paixão. Também por uma lei da magia, evita-se a visualização de uma determinada pessoa. Tentar a visualização da sensação do prazer e da prosperidade e não de alguém.

PREPARAÇÃO DA CASA
 

Defumação

Copo com pastilha de cânfora

Água do mar aspergida nos cantos

BANHOS LUSTRAIS PARA PREPARAÇÃO DO ESPÍRITO
 

Ervas: rosa branca, boldo, manjericão, colônia ou alfazema.

Romã ou folhas de louro para atrair prosperidade.

Essências: jasmim, aloés ou alfazema

bottom of page