TENDÊNCIAS
2025
Mensagem do ano
Decida sem medo de errar
Evita-se a palavra previsões, de vez trazer uma interpretação distorcida. É feita uma apreciação das diferentes energias atuantes, principalmente as astrológicas e dos Orixás. A partir daí, emergem tendências inter-relacionadas e interpretadas, sujeitas aos mais diversos entendimentos, dependendo do viés abordado.
Consideramos a passagem do ano ocorrendo na mudança do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, uma vez que a força mental formada é extremamente poderosa, pensando-se na grande parcela da população mundial. A título de curiosidade, do ponto de vista da Astrologia, a verdadeira passagem ocorre com a entrada do Sol no signo de Áries no dia 20 de março, quinta-feira, às 6h02min. Porém a egrégora formada nesse dia é muito menor do que aquela do dia 31 de dezembro.
As possibilidades de se estabelecer uma passagem de ano, quando as multiplicidades de abordagens são plurais, faz com que acatemos tudo que nos dê um sentido. A marcação do tempo, nas mais diversas civilizações, apresenta inúmeras diferenças. Qualquer justificativa pode ser contemplada quando percebemos a abstração dos conceitos de espaço e tempo e como se relacionam conosco. O recomeço de um ano, de um mês ou até mesmo de um nascer do sol ganha um significado emoldurado por tantas e tantas camadas do nosso ser, como as sociais e culturais.
Os rituais sociais, religiosos e culturais marcam a passagem, mas ela ocorrerá somente quando a pessoa subjetiva este ato. É o ser com tudo que lhe cerca quem determina a passagem. A divergência entre a expectativa do indivíduo e os rituais que lhe cercam, pode trazer uma certa angústia. Daí, talvez o mais importante seja o sentimento social da mudança de ciclo.
Concluindo, faça o que desejar, siga a filosofia que quiser, ritualize o ato e estude as mais diversas possibilidades. As tendências não são uma certeza, mas possibilidades que o coração pode ou não acatar.
Às vezes, certas possibilidades parecem ser determinantes e outras vezes nos permitem uma maior margem de ação. Percebendo a direção dos ventos podemos nos posicionar mais favoravelmente. Nossa mente é dual em sua análise, entendendo algo somente pela comparação. Qualquer interpretação pode ser polarizada em uma outra, cabendo a nós a busca do equilíbrio a ser vivenciado.
Regência do Orixá
Regência Astrológica do Ano
Júpiter
A Lua inicia o ano na fase Nova no signo de Aquário, trazendo o despertar de novas formas de se perceber a realidade à nossa volta. São expectativas geradas pelos nossos apelos de dentro e os de fora. Nosso coração tende a abrir-se à experimentação do novo, ou, pelo menos, haverá uma maior coragem de nossa parte, mas uma coragem estudada, com a leitura de Marte e Vênus em movimento retrógrado ao iniciar o ano. Percebemos que, assim como no nosso dia a dia, as análises planetárias não nos definem sendo possibilidades que permitem múltiplas interpretações.
Yansã é a Grande Senhora de 2025, Orixá do fogo e do vento, da impetuosidade e das decisões acertadas. Parece que o conceito de impetuosidade não se alinha ao de decisões acertadas. Esse não alinhamento é o grande desafio de Mãe Yansã. É a necessidade de não se protelar as decisões. Não deixar desafios para o depois. Yansã nos convoca a decidir, mesmo nas situações mais delicadas. Yansã, por carregar a força do fogo e do vento, não se harmoniza com acomodações, buscando sempre o movimento, quer físico, emocional ou mental.
Yansã não classifica nossas decisões em boas ou más, pois o caminho que se abre depois de uma ou outra, é sempre um caminho. A qualidade do caminho, nós mesmos a conferimos.
Para Yansã não há caminhos bons ou ruins, mas somente caminhos a trilhar. Yansã não estabelece dúvidas, mas certezas que não se questionam em um dado momento.
Yansã é intensa em tudo que realiza, colocando muita emoção nos seus atos, principalmente os de ordem amorosa. Os relacionamentos serão intensos em todos os sentidos que sejam percebidos. O ciúme de Yansã é mais sentido pelo outro do que em si própria; ele é mais provocador do que sentido.
Yansã gera controvérsias em seu comportamento pela ousadia e coragem. Yansã é muito prática em suas atitudes, não medindo esforços para alcançar seus intentos. Essa intensidade percebe-se também na regência de Júpiter.
Para análises mais detalhadas ressaltamos a entrada de Urano em Gêmeos e de Plutão em Aquário, bem como a de Saturno e Netuno em Áries. Todos esses aspectos geram muitas possibilidades de análise, mas ressaltamos o aspecto da “entrada” em um signo. Se um planeta entra em um signo é porque estava em um outro. Essa passagem é muito importante e, ainda que não avaliemos a técnica astrológica do entendimento do fenômeno, entendemos se tratar de uma mudança, na qual os planetas passam de um signo a outro. Da mesma forma que as mudanças nos trazem um certo desconforto com o novo, essa “onda migratória” pode trazer um certo desconforto ao nosso ser, impactando nosso caminhar.
As mudanças também sinalizam a passagem de um momento a outro, de uma experiência a outra, não havendo nenhum julgamento. O sofrimento é algo que interpretamos com a leitura de tantas experiências pretéritas, a cultura e toda a sociedade que nos envolve.
Cobre
(Yansã)
Estanho
(Júpiter)
Coral, amarelo e vermelho
Zircônia ou coral
Arcano do Tarot Regente
9 - O Eremita
Aparentemente pode mostrar um conflito com a energia de Yansã por tratar-se de um recolhimento do ser, de avaliações subjetivas e individuais. Porém, as duas avalições se atravessam no momento que entendo da necessidade de decisões embasadas em um estudo. Mas como fazer isso se a decisão deve ser rápida e de um momento. Somente pelo estudo das possibilidades pode-se conciliar as duas energias. Ao estudar a força do Eremita e de Yansã, surgem as noções de complementariedade que devem nos acompanhar em nossas decisões.
Numerologia
Para descobrir seu número pessoal para 2024, basta somar o número do dia e mês do seu aniversário com 9. Caso dê um número maior que 9, reduza novamente somando os números que o compõe.
1 – Independência. Ousadia. Empreendimentos. Começos.
2 – União. Paciência. Continuidade. Atividades em equipe.
3 – Comunicação. Sociedade. Conhecimento.
4 – Organização. Sacrifícios. Durabilidade. Batalhar.
5 – Liberdade, aventuras. transformação.
6 – Proteção. Responsabilidade. Finanças. Dedicação.
7 – Profundidade. Isolamento. Interiorização. Ouvidos aguçados para o plano espiritual.
8 – Competência e ano de colheita. Administrar.
9 – Universalidade. Não comece nada. Final de um ciclo. Renovação. Tudo voltado para a humanidade.
Mandalas
& Simpatias
Como a passagem do ano congrega uma época propícia a reverberação dos rituais, uma vez que, todos estão com o pensamento voltado para o ano novo.
para o reveillon
Coral, amarelo e vermelho
O uso do branco é um clássico e traz em si todas as demais cores.
para o reveillon
Qualquer adorno é bem-vindo pois trazem a exuberância jupiteriana.
Os corais e zircônias também o são.
MANDALA DE CAPTAÇÃO DE PAZ E HARMONIA
Essa mandala será de muita ajuda para aqueles que desejam uma melhor compreensão de si mesmos, ou melhor, das suas reações perante os estímulos que o ambiente nos proporciona
O melhor horário para a montagem da Mandala é no momento em que os ponteiros do relógio estão sobrepostos (estão em conjunção), como por exemplo, às 12h, 13h05min, 14h10min e assim por diante.
Toda é qualquer Mandala, quando montada, requer sejam feitos pedidos pessoais e em prol da humanidade. Quando estivermos pedindo por paz e harmonia em nossas vidas, devemos também acrescentar ao pedido, a solicitação de paz e harmonia a toda a humanidade. Agindo assim, estaremos seguindo as Leis da Magia.
Material Necessário:
-
9 gotas de essência de jasmim
-
4 gotas de essência de benjoim dissolvida em um pouco de álcool
-
10 gotas de essência de aloés
-
3 tacinhas de cristal ou vidro
-
fio de cobre com cerca de 75cm
-
vela de 7 dias na cor branca
-
1 cristal de zircônia
-
uma drusa de quartzo branco
Antes de entrarmos na montagem da Mandala, lembremo-nos que qualquer ato ritualístico requer paz e concentração para que os objetivos sejam alcançados.
De nada adianta montar uma Mandala quando a mente não está suficientemente direcionada para esse fim. O aparente simples ato de acender uma vela requer uma concentração naquilo que se faz. Qualquer vela deve ser acesa com fósforos e com o pensamento firme naquilo que se deseja.
Arrumar a Mandala fazendo um triângulo com o fio de cobre, apontando uma das pontas para a direção do Sol Nascente. Acender a vela no centro do triângulo. Colocar a tacinha com água e 9 gotas de jasmim na ponta esquerda do triângulo e a tacinha com água e 10 gotas de essência de aloés na ponta direita do triângulo. Na ponta superior, a tacinha com água e 4 gotas da essência de benjoim dissolvida em álcool. Todo o material é colocado pelo lado de dentro do fio de cobre. Na ponta superior colocar o cristal zircônia.
No centro da Mandala, a drusa de quartzo. Acender um incenso da sua preferência. Pode ser pelo lado de dentro ou pelo lado de fora do fio de cobre.
Quando a vela terminar, após o sétimo dia, deve-se “levantar” a Mandala. A água das tacinhas deverá ser colocada em água corrente e o fio de cobre enrolado na pedra de zircônia. Este patuá construído em um momento especial, poderá ser usado como proteção, no pescoço, junto a si em qualquer outra parte do corpo ou colocado pendurado atrás da porta de entrada da casa para atrair paz e harmonia ao lar. Pode também ser usado na bolsa diária dentro de um saquinho branco ou azul. A água das tacinhas é despachada em água corrente e os restos da vela e incenso, no lixo comum.
SIMPATIAS PARA PROSPERIDADE
-
Jogar lentilha nos cantos da casa e não limpar até o Dia de Reis, pedindo aos três reis magos Baltazar, Melchior e Gaspar que tragam muita prosperidade para a casa. Depois depositar tudo na terra.
-
Fazer a passagem de ano comendo uvas brancas símbolos de fertilidade. Manajres também são apreciados pela consistência fácil de deglutição e pelo doce que traz aconchego.
-
Colocar um prato bem bonito com 12 folhas de louro em volta, arrumadas em forma de uma coroa e pó de noz-moscada ralada pela própria mão com um pedaço de um objeto em cobre e um cacho de uvas brancas. Deixar até o Dia de Reis e despachar tudo no mar ou na terra, com excessão do objeto em cobre que será utilizado como um patuá de prosperidade, podendo ser usado junto ao corpos na casa. O prato também pode ser guardado.
-
Oferecer uma bandeja de frutas com uma taça de vinho branco ao centro e espalhar muitas moedas e objetos dourados. Pedir a todo o povo da riqueza, para muitos entendidos como Povo Cigano, que lhe traga muita fartura no ano que se inicia. Despachar tudo na terra depois de três dias. Cuidado para nõa deixar que nada se deteriore. Caso aconteça, retirar e despachar. As frutas que estiverem em condição de serem ingeridas, poderão, mesmo durante os três dias em que a mandala estiver aberta. Aliás, tal ato é bastante recomendável.
SIMPATIA PARA A SAÚDE
-
Acender uma vela verde, de 7 dias sobre um pano verde, na medida da palma esquerda da pessoa que se quer atingir ou do dirigente espiritual da casa. Depois de 7 dias, entregar o pano verde a pessoa ou usa-lo pessoalmente.
-
Colocar 7 favas de Omolu em forma de círculo, pedindo que todos os nossos desequilíbrios se transformem em equilíbrio na força de Omolu e dos Seres da Cura. Depois, a cada dia, despachar cada uma das favas durante os 7 dias seguintes e dizer: “A ti, Mãe Terra, te devolvo todas as favas. Que meu corpo físico tenha saúde e harmonia para que meu espírito se manifeste em toda a sua plenitude”.
POR UMA DAS LEIS BÁSICAS DA MAGIA, QUALQUER ATO DIRIGIDO A QUEM QUER QUE SEJA, SÓ PODE SER REALIZADO COM A ANUÊNCIA DAQUELE QUE O RECEBERÁ. NINGUÉM TEM O DIREITO DE INTERVIR NA VIDA DE QUEM QUER QUE SEJA, SEM A AUTORIZAÇÃO PARA TAL.
SIMPATIAS PARA O AMOR
Amor: pegar uma rosa branca, passar por todo o corpo depois do último banho do ano, antes de colocar a roupa que será usada na passagem de ano. Pingar 3 gotas de essência de benjoim na rosa e passa-la novamente pelo corpo, mas, dessa vez, de forma suave e sentindo o toque. Manter a rosa em casa e depois coloca-la na terra.
Paixão ardorosa: pegar 7 rosas vermelhas em forma de círculo na praia, em uma mata ou qualquer local o mais congregado com a Mãe Natureza. Dar 7 voltas no sentido horário, vagarosamente, pelo lado exterior do círculo, pedindo e visualizando a vivência de uma grande paixão.
TAMBÉM POR UMA LEI DA MAGIA, EVITA-SE A VISUALIZAÇÃO DE UMA DETERMINADA PESSOA. TENTAR A VISUALIZAÇÃO DA SENSAÇÃO DO PRAZER E DA PROSPERIDADE E NÃO DE ALGUÉM.
PREPARAÇÃO DA CASA
Defumação
Copo com pastilha de cânfora na porta de entrada
Água do mar aspergida nos cantos
BANHOS LUSTRAIS PARA PREPARAÇÃO DO ESPÍRITO
Ervas: Folhas de amoreira ou alfazema.
Essências: Benjoim (dissolvida no álcool), morango ou alfazema
Romã ou folhas de louro são bons para atrair prosperidade.