top of page
templo-do-vale-do-sol-e-da-lua-oxum-01.j

AS TENDÊNCIAS PARA 2021

Evita-se a palavra previsões, pois não é essa a ideia. Apenas observamos as energias atuantes e, a partir dessa observação, percebe-se o que podemos chamar de tendências.

A VERDADEIRA PASSAGEM DO ANO
20 de março (sábado) às 6h37min

 

Colocamos essa como sendo a verdadeira passagem, pois, magicamente, a passagem do ano ocorre com a entrada do sol no signo de Áries. Por outro lado, no dia 31 de dezembro a Egrégora formada por bilhões de pessoas, confere à data uma força especial que não pode ser negligenciada. 

MENSAGEM SÍNTESE PARA O ANO DE 2021
Dogmas são criação humana. Eu me reconheço na divindade e sou a própria criação!  A Vênus me enobrece e dignifica. Aquário* me faz de arauto de um novo amanhecer.
 

*apesar do ano ser regido pela Vênus, ativando de modo peculiar os signos de touro e libra, o signo de aquário estará sendo palco para vários planetas que por ele transitarão, colocando-o em posição de destaque. 

Regência Astrológica do Ano:
VÊNUS
LUA CHEIA EM LEÃO

É a coroação de tudo o que havia sido planejado. Devemos ter um certo cuidado com a ansiedade gerada pela sensação pessoal de não ter-se preparado sem nenhum planejamento, sem uma ideia, sentindo-se à mercê das ondas. Nesse momento tudo ganha uma intensidade maior do que a normal, principalmente nos relacionamentos. Essa entrada do ano com a lua cheia em leão já vai definindo uma tendência de tudo ganhar uma importância, além da normal, nos relacionamentos. Juntando-se isso com a regência vênusiana, já observamos que os relacionamentos tendem a ser mais para “quentes” do que mornos.    

. Vênus é a senhora regente do amor, das artes, da amizade, da beleza e da riqueza; sua grande força de emanação é proporcionar um toque de graça, elegância e beleza à vida na terra.

 

. Ano para mudança dos parâmetros em relação aos valores materiais, com menos sentimento de culpa em relação à riqueza. Aceitar o seu direito à prosperidade, mesmo que venha de terceiros. Não ficar na posição do “eu sou autossuficiente”. Aceitar toda ajuda.

. Ano que favorece as alianças na política e na cultura. Vênus induz ao discurso diplomático e não ao discurso de ódio. Reconhecimento da cultura como a identidade de um povo, entendendo-se a cultura como toda expressão de ser de um povo, comunidade ou pessoa. 

 

Aqui devemos fazer um adendo quando observamos a fortíssima influência do signo de aquário nesse ano de 2021. A cultura deverá ganhar novos paradigmas, ou melhor, qualquer paradigma poderá ser entendido. 

 

. Ano em que as mudanças na auto-imagem estarão favorecidas. Não se importe se você quer mudar, mude sem preocupar-se com a avaliação dos outros. A Vênus busca a sua autossatisfação, cabendo aqui o mesmo entendimento acima pela influência aquariana. 

 

. Ano em que os contatos humanos (aqueles físicos mesmo) estarão favorecidos. Vênus é a capacidade de troca e afeto, porém uma troca de afetos sensoriais e não platônicos. Mas muito cuidado com a impulsividade de marte que estará, digamos, “escondido” nesses relacionamentos. A Vênus é doce e entende que não é não! marte, porém, no seu lado desarmônico, exige posse e poder!

 

. Ano de compartilhamentos. Ano favorecido para casamentos e associações de um modo em geral, pois a Vênus não tolera a solidão.

 

. Vênus é a governante de touro e libra e, consequentemente da 2a e 7a casas que estão relacionadas aos bens e associações, afeto e harmonia. Porém, com a fortíssima influência de aquário, a 11ª casa também estará favorecida, ajudando na formação de novos círculos de amizade.

 

. Vênus aproxima as pessoas para que compartilhem dos mesmos gostos, sentimentos e ideias, mas respeitando tudo e todos. A Vênus não aceita imposições. Toda e qualquer diferença deverá ser respeitada. E, mais ainda, o entendimento de que o diferente só existe na comparação e a Vênus não compara, nem julga. 

. Vênus é feminina por excelência, tornando o ano menos agressivo. As atitudes femininas que regem a diplomacia estarão em alta. 

 

. Ano em que as emoções estarão afloradas para que possam ser resolvidas. Nada se resolve sem que se tenha, previamente, o conhecimento da situação. Esse conhecimento pode ser entendido como a denominação daquilo que é sentido.  porém, com aquário em destaque, haverá a tendência de surgirem novas definições para sentimentos que ainda não estão bem compreendidos. 

 

. Como a Vênus estimula a estética, os adornos, a moda, a beleza física, estes valores estarão muito presentes no ano de 2021. Todas as pessoas que trabalhem neste ramo estarão favorecidas; mas quando falamos de estética e beleza, muitos aspectos desse ano nos levam a pensar em uma beleza e estética totalmente inusitada para os nossos padrões. 

 

Haverá uma revolução nesses padrões. Aquilo que é sentido como belo, poderá mais não sê-lo, surgindo inúmeros outros padrões de beleza. Não que o que passou seja descartado, pois a Vênus não descarta, mas ressignifica. A customização estará em alta.

 

. A Vênus adora o prazer em tudo o que faz. Tudo que se fizer deverá ser com muito prazer para que possa se alcançar sucesso. A obrigação de algo trará sofrimento. Em tudo deve-se buscar o prazer. 

 

. A Vênus gosta de tudo o que é belo, daí, a necessidade de se mostrar belo neste ano, sendo a beleza vênusiana mais para elegância, não importando que se esteja arrumado, porém sem elegância. A elegância é fundamental para a expressão plena vênusiana.

 

. A elegância pode se manifestar em uma roupa de chita mais que em uma outra de seda. A indústria da moda terá de se reinventar. A elegância é algo que precisa aflorar de dentro do ser. 

 

. Os padrões de beleza serão bastante afetados. Todos os corpos terão a sua beleza peculiar reconhecida, não havendo um modelo de beleza a ser seguido, ao contrário, as diferenças serão aceitas e incentivadas. Todos os corpos serão considerados belos, sendo a beleza algo não definido, mudando-se o conceito de beleza para algo totalmente desconceitualizado. O belo não mais seguirá um padrão, pois tudo será considerado belo. O conceito de beleza, para ser beleza, não poderá ser conceituado. Será algo pendular de espectro amplo. 

 

Agora falaremos daqueles aspectos da Vênus que quando não bem compreendida nos afetam profundamente. Afinal, tudo tem dois lados e o lado que se vai vibrar depende unicamente da própria pessoa. 

 

Não coloque a responsabilidade de nada no outro. Assuma as rédeas e o controle das suas palavras e ações. 
 
A Vênus nos facilita uma reflexão sobre nós mesmos e o quanto estamos contribuindo para o nosso bem-viver. 
A responsabilidade de algo não ir muito bem em nossas vidas, não cabe ao planeta, mas à nossa incompetência e falta de tato em administrar diversas situações.   

 

. A Vênus tem um lado negativo que nos chama à atenção que é: inconsistência nos relacionamentos, luxúria, dificuldade para dar e receber afeto.

 

. A Vênus tem uma tendência a extravagâncias, principalmente quanto aos prazeres da vida. O que é maravilhoso, mas até o momento que não afete nosso equilíbrio físico e emocional. A extravagância, quando manifestada deve ser de forma elegante e nunca vulgar, sendo a vulgaridade um parâmetro que deverá ser ressignificado e poderá ser entendido em um outro sentido. 

 

. A Vênus acentua a indolência nas pessoas. Muito cuidado nesse tópico, pois levará à inação. A Vênus não recusa uma contenda, porém não admite gritos e falta de decoro ou elegância. Usar da indolência, pura e simplesmente, não transformará nada. 

 

. A Vênus transforma a capacidade afetiva em sedução pura e o afeto em adulação. Muita atenção para não cair na armadilha da sedução e da adulação, pois são forças que não se sustentam e desabam com o tempo, dando lugar a um sentimento de isolamento. 

 

. A Vênus faz com que as pessoas tenham medo de serem agredidas e agridam antecipadamente. Aprendamos a ouvir o outro, antes de tomar decisões baseadas em conjunturas elaboradas pela mente. Montamos cenários com uma facilidade imensa e, o que é pior, acreditamos na sua veracidade. Pense, pense e repense antes de criar uma situação que poderá estar, somente, em nossa mente.

 

ASPECTOS E TRÂNSITOS PLANETÁRIOS

 

Júpiter em aquário (de 20.12.20 a 13.05.21 e 29.07.21 a 29.12.21)

Júpiter é o maior expansor de energias que conhecemos. Ao entrar em um signo, ele ressalta as qualidades daquele signo. Aquário é o signo de todos os processos dinâmicos e intensos, estando sempre adiante da compreensão humana. 

Assim, podemos deduzir sobre as invenções humanas que estarão facilitadas. Aquário nos fala do novo, de novas formas de perceber aquilo que já era visto como antigo, mas que ainda estava sendo aceito. 

 

Tudo aquilo que precisa mudar, estará facilitado. Desde a educação até a forma de nos alimentarmos, haverão questionamentos. Aquário questiona tudo na busca de novas percepções e entendimentos. Podemos concluir como uma grande mudança em nossa cultura.  

 

Mas de 14.05.21 a 28.07.21 Júpiter estará em peixes, favorecendo o misticismo nas pessoas. Nos voltaremos mais para o espiritual em nós. Buscaremos o entendimento de tudo, concluindo que a ciência e a religião devem falar a mesma linguagem. 

 

Haverá uma tendência de dogmatizar-se tudo. Muito cuidado deve-se tomar para que dogmas não ressurjam com força. 

Saturno em aquário (de 18.12.20 a 07.03.23)

Saturno é o grande regente de aquário, antes de considerarmos Urano como tal. Assim, Saturno estará ativando muito bem as qualidades de aquário, porém de modo sempre mais consciente daquilo que é preciso ser feito para que hajam as mudanças propostas por aquário. Saturno atingirá as bases de tudo. Tais mudanças serão estruturais e não somente superficiais. E toda mudança estrutural causa um certo sofrimento, pois é preciso mudar o padrão vibracional de algo. Não adianta simplesmente mudar a roupa se a cabeça continua pensando do mesmo modo. 

 

Urano em touro (de 15.05.18 a 25.04.26)

Urano é o grande revolucionário do panteão, enquanto touro é a manutenção das práticas com formatos e regras estabelecidas. Percebemos, consequentemente, um choque de avaliações, o que já está sendo sentido desde que Urano entrou em touro. Essa tendência haverá de permanecer ainda, mais fortemente, até 2026, acentuando-se ainda mais com a presença de Saturno e Júpiter em aquário. 

 

Plutão em Capricórnio (de 27.11.08 a 23.01.24)

Plutão nos diz: “eu vim para transformar, e aquilo que eu não posso transformar, eu mato para nascer de novo”. Desde que entrou no signo de capricórnio, símbolo das estruturas sólidas como família e trabalho, Plutão tem revolucionado o pensamento humano. O conceito de binaridade sexual já caiu, como caíram as estruturas de poder familiares e, principalmente, as estruturas de trabalho e remuneração. 

Por todas as configurações percebidas no céu de 2021, pode ser que Plutão tangencie o questionamento da riqueza e sua acumulação, fazendo-nos pensar do porquê estar 99% da riqueza produzida no mundo nas mãos de 1% de pessoas. 

 

No céu de 2021, a elegância e a educação, se forem esquecidas, entendendo-se por elegância e educação a diplomacia, atividade totalmente Vênusiana, o mundo assistirá à contendas, nas quais a maldade humana alcançará seu nível mais elevado.  

 

As disputas pelo direito ao mando, seja lá do que for, estarão mais e mais acirradas, usando-se de qualquer meio para se alcançar os objetivos. O poder sobre não importa o quê será a grande meta. Todos se julgarão aptos ao mando. Mas, permitindo-se que a Vênus “opere”, ela nos dá o sentido verdadeiro de nossas capacidades. 

 

A espiritualidade será utilizada para justificar uma série de atos irracíveis, o que não será novidade, aparecendo um novo fator, a biotecnologia. Aliás a grande vedete dos próximos anos. Será necessário o estabelecimento de órgãos de controle para gerar métodos e regras na utilização das mais diversas ferramentas revolucionárias, podendo gerar um pensamento de primazia de algo ou alguém ou alguns ou muitos. Poderá ser o renascer de uma história já assistida pela humanidade.

Metal:

Ouro ou Prata na falta do primeiro

 

Cores:

Dourado e todos os tons de azul

 

Pedra:

Olho de tigre e lápis lázuli ou sodalita ou a água marinha

 

Palavra-chave:

Elegância nas atitudes e olhos bem atentos na percepção daquilo que está oculto.

O Arcano do Tarot
V – O HIEROFANTE

É a aceitação de algo acima de nós e que não precisa ser compreendido. Muito cuidado para que esse algo seja desprovido de qualquer ética, conhecendo somente a ética da vantagem. 

Muita atenção no discernimento daquilo que se entrega de peito aberto. Será necessária uma grande avaliação de qualquer coisa, antes da confiança ser estabelecida.

Numerologia

Para descobrir seu número pessoal para 2021, basta somar o dia e mês de seu aniversário com 5. Caso dê um número maior que 9 reduza novamente. 11 e 22 não se reduz.

 

1 – independência. Ousadia. Empreendimentos. Começo.

2 – união. Paciência. Continuidade. Atividades em equipe.

3 – comunicação. Sociedade. Conhecer.

4 – organização. Sacrifícios. Durabilidade. Batalhar.

5 – liberdade. Aventuras. Transformação.

6 – proteção. Responsabilidade. Finanças. Dedicar.

7 – profundidade. Isolamento. Interiorizar.

8 – competência. Ano de colheita. Administrar.

9 – universalidade. Não comece nada. Final de um ciclo. Renovação.

11 – ouvidos aguçados para o plano espiritual. Novas idéias.

22 – tudo voltado para a humanidade.

Orixás Regentes do Ano
OXUM E YEMANJÁ

É raro acontecer de duas Iyabás (mães) regerem o mesmo ano. Imagine duas mães se unindo para cuidar dos seus filhos. Pode, em um primeiro momento, parecer muito bom, mas em uma avaliação com uma lupa, esse não é um sinal de bom agouro, pois do contrário não necessitariam se unir. 

 

Oxum é a senhora dos rios, das águas doces. Yemanjá é a senhora dos mares. Temos vários exemplos de encontros de rios com o mar, nos quais a união é suave. 

porém, aqui mesmo em nosso brasil, temos o grande encontro do rio amazonas com o oceano atlântico que ocorre no norte do brasil e é conhecido como o fenômeno da pororoca.  é um choque violento que libera muita e muita energia.

 

É, mais ou menos isso, que podemos esperar nas tendências para 2021. Apesar da doçura de mãe Oxum com toda a sua diplomacia e do acolhimento de mãe Yemanjá com toda a sua meiguice, ambas deverão manifestar seu lado mais guerreiro e impiedoso. Tudo o que foi dito anteriormente, podemos aqui repetir.

 

O ano de 2021 será de muitas lutas, principalmente para aqueles que buscam o entendimento de si mesmos, o que, sem dúvida, é toda a população. Tudo será questionado e assim deverá ser para a busca de algo melhor. Haveremos de assistir a grandes mudanças de pensamento e no agir. 

 

A educação, base de tudo, será questionada, assim como o porquê de tudo que se coloca como o “certo” a ser seguido. Os conceitos de certo e errado perderão sentido, abrindo-se para o entendimento de naturalidade, conceito que deverá ganhar um novo entendimento. 

ROUPA ADEQUADA PARA O RÉVEILLON

Vênus: Verde Claro

Oxum: Dourado e Azul Escuro

 

Yemanjá: Branco e Azul Claro

JÓIAS ADEQUADAS PARA O RÉVEILLON

Vênus: Ouro e esmeraldas pode substituir pela malaquita

Oxum: Ouro

Yemanjá: Lápiz lázuli e água marinha

MANDALAS E SIMPATIAS PARA 2021

Como a passagem de ano forma uma egrégora propícia para rituais e todos os tipos de simpatias.

MANDALA DE CAPTAÇÃO DE PAZ E HARMONIA

Material Necessário:

Essências de angélica, jasmim e aloés

3 tacinhas de cristal ou vidro

Fio de cobre com cerca de 75cm

Vela de 7 dias na cor branca

1 pedaço de ouro ou olho-de-tigre

1 pedaço de lápis lázuli ou sodalita

1 pedaço de quartzo branco

 

Preparar a mandala no dia 31 de dezembro às 12h, 13h05m, 14h10m, 15h15m, 16h20m, 17h25m, 18h30m ou à meia-noite. Arrumar a mandala com Oxum do lado direito, Yemanjá do lado esquerdo e Oxalá embaixo. 

Quando acender a vela pedir que a energia do ano possa ser proveitosa para toda a humanidade. Fazer os pedidos para Oxum e Yemanjá. Quando terminar a vela, levanta-se a mandala. As pedras são retiradas e o fio de cobre é enrolado cuidadosamente. Colocar o fio de cobre e as pedrinhas dentro de um saquinho branco e andar junto de si ou pendurar em casa. As águas são colocadas em água corrente. Quem irá carregar o breve é o cabeça espiritual da casa.


 

SIMPATIAS PARA PROSPERIDADE

 

1 - Jogar lentilha nos cantos da casa e não limpar até o dia de reis, pedindo aos três reis magos baltazar, melchior e gaspar que tragam muita prosperidade para a casa. Depois depositar tudo na terra.

2 - Colocar um prato bem bonito com 14 folhas de louro em volta e pó de noz-moscada ralada pela própria mão com um pedaço de um objeto em ouro e um cacho de uvas brancas. Deixar até o dia 06 de janeiro e despachar tudo no mar, com exceção do objeto em ouro.

3 - Fazer a passagem de ano comendo uvas brancas, símbolo da fertilidade.

4 - Oferecer uma bandeja de frutas com uma taça de vinho branco ao centro e espalhar muitas moedas e objetos dourados. Pedir a todo o povo da riqueza que lhe traga muita fartura em 2021. Despachar tudo na praia depois de 3 dias. Cuidado para não deixar que nada se deteriore. Caso aconteça retirar e despachar.

SIMPATIA PARA A SAÚDE
 

. Acender uma vela verde, de 7 dias sobre um pano verde, na medida da palma esquerda da pessoa que se quer atingir ou do dirigente espiritual da casa.

. Colocar 7 favas de Omulu em volta, pedindo que todos os nossos desequilíbrios se transformem em equilíbrio na força do Arcanjo Raphael.

. Depois, a cada dia, despachar cada uma das favas durante os 7 dias seguintes e dizer: “te devolvi as 7 favas. Que meu corpo físico tenha saúde e harmonia para que meu espírito se manifeste em toda a sua plenitude”.

 

SIMPATIAS PARA O AMOR

Amor: pegar uma rosa branca, passar por todo o corpo depois do último banho do ano, pingar três gotas de essência de verbena, amarrar com uma fita azul claro, de cetim, colocar no mar, fazendo pedidos a Yemanjá para viver um grande amor.

Paixão ardorosa: pegar 7 rosas vermelhas colocar na praia em forma de círculo com uma vela vermelha no centro. Dar 7 voltas no sentido anti-horário e começar a pedir para viver uma grande paixão.

PREPARAÇÃO DA CASA
 

Defumação

Copo com pastilha de cânfora

Água do mar aspergida nos cantos

BANHOS LUSTRAIS PARA PREPARAÇÃO DO ESPÍRITO
 

Ervas: rosa branca ou alfazema. 

Romã ou folhas de louro para atrair prosperidade.

Essências: lírio, lótus ou alfazema

bottom of page