Datas Importantes do Calendário  Umbandista

01 de Janeiro

Dia Internacional da Paz

A tradição católica celebra esse dia como dia de Maria, mãe de Jesus. É um dos únicos feriados reconhecidos por todos os países do mundo. Deve-se fazer uma mentalização em favor da paz e da harmonia em todo o mundo.

09 de Janeiro

Consagrado aos Reis Magos

Segundo a Tradição Esotérica este dia é o verdadeiro Dia dos Reis. É o dia da Magia. Fazer uma mentalização em prol de toda a humanidade. Mentalizar o globo terrestre envolvido pela cor rosa, que simboliza a paz e a harmonia, com um alo dourado por fora.

20 de Janeiro

Dia de São Sebastião

Consagrado aos Orixás Oxossi e Ossaiyn. Pode-se fazer uma mandala para esses Orixás. Mentalizar nossos corpos rodeados por uma luz verde. É a Luz de Oxossi e Ossaiyn. Que esta luz possa nos conduzir aos planos mais elevados de espiritualidade. Realizamos a celebração de Ossaiyn neste dia, tradicionalmente dedicado à Oxossi, por não entendermos qualquer sincretismo entre os santos católicos e esse Orixá. Como a interação entre essas duas grandes forças ocorre fluidamente, nada mais perfeito que juntar suas festas neste dia tão importante para nossa Casa.

02 de Fevereiro

Dia de Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Navegantes

Consagrado ao Orixá Yemanjá. Pode-se fazer uma mandala para a grande Mãe Yemanjá. Pedir que a luz de Yemanjá fertilize todas as boas idéias, todos os bons sentimentos e ilumine a toda a humanidade. Sua energia é usada na resolução de problemas com maternidade e de ordem familiar, por exemplo, a amorização da família. Utilizada nas uniões em todos os sentidos.

19 de Março

Dia de São José

Consagrado à Saint Germain. São José foi uma das encarnações de Saint-Germain. Devem ser usadas roupas na cor lilás ou violeta. Que a espiritualidade e a magia de Saint-Germain possam nos iluminar e a todos que necessitam. Pedir por toda a humanidade; que todos possam transmutar seus problemas. Saint-Germain é o patrono da Umbanda. Cabe ressaltar que Saint-Germain é o Grande Mestre da Transmutação. Aqui, muito se aproxima da força dos Orixás Omolu e Nanã. Transmutar significa tomar de algo, desestruturar e estruturar novamente em outro arranjo, ou seja, é a mesma energia contida anteriormente que vibra agora de outro modo. Já transformar significa tomar algo, retirar dali e por uma nova energia no lugar, já que o vácuo energético criado pela retirada propicia a colocação de outra coisa. Percebemos que no ato de transformar, não se mexe no arranjo energético. Logo, a energia tirada no início paira no ar e irá se acoplar a outra pessoa ou lugar… Concluímos então que transmutar é algo bem mais difícil, bem mais sutil de ser realizado do que a transformação. Somente os Grandes Mestres, os Arcanjos e a Alta Hierarquia Divina conseguem realizar a transmutação. A nós, quando muito, cabe transformar as coisas.

20 de Março

Início do ano solar (Equinócio de Outono)

Início do Outono, época em que os elementais se equilibram na natureza. Entrada do Sol no signo de Áries. Neste dia ocorre a verdadeira passagem do ano. Acender uma vela e pedir pela paz do mundo. Pedir que o novo ano que se inicia possa ser bastante farto e abundante nas coisas do espírito e da matéria. Deve-se montar uma Mandala com a vela, copo com gotas de essência, flores e tudo o mais que quiser colocar e seja consagrado ao Orixá regente do ano. Utilizar flores e incensos na casa. Pedir que a força do Orixá regente do ano em curso possa nos trazer as benesses espirituais e materiais. Que a Luz deste Orixá brilhe sobre toda a humanidade. Utilizar a força de nossa Mente canalizando a força do Orixá para pedir pela paz – a nossa paz interior e de toda a humanidade.

04 de Abril

Dia de São Benedito, o negro

Consagrado à Falange dos Pretos-Velhos. Pode-se fazer uma mentalização pedindo às Almas Santas, Sagradas e Benditas muita Luz para nós e para que todos aqueles que ainda se encontrarem presos às trevas e ao sofrimento possam ser iluminados encontrando o Caminho da Elevação espiritual.

09 de Abril

Dia de Santa Maria Cleophas

Consagrado às Grandes Senhoras. Pode-se fazer uma mandala com três taças com alguma bebida doce sobre um pano vermelho. Oferecer maçãs e velas vermelhas e douradas. Pedir proteção à Grande Casa de Maria e que suas enviadas zelem sempre pelos nossos caminhos físicos, emocionais e espirituais.

23 de Abril

Dia de São Jorge

Consagrado ao Orixá Ogum. A energia de Ogum é utilizada em todos os processos que estão sendo iniciados, principalmente nos casos em que nos falta energia para agir. Utilizada também para pessoas que estejam com “coisas entravadas”. É a energia que nos dá a disposição e a vontade de lutar por um objetivo.

01 de Maio

Ascensão do mestre Saint-Germain

É o dia consagrado às transformações e transmutações. Há uma conjunção planetária especial neste dia. Daí os povos antigos respeitarem este dia. Deve-se trabalhar a energia telúrica para a cura. Neste dia prepara-se uma Mandala acendendo uma vela e colocando sementes em volta. Por um copinho com água e essência de violeta. Enfeitar com violetas roxas e, se possível, uma ametista. Pedir pela cura, pela paz, sempre em prol da coletividade, de um grupo de pessoas. As sementes, depois de 7 dias são despachadas na terra, para brotarem, pedindo que os nossos sonhos brotem em realidade. Neste dia, diz a Tradição Esotérica: todas as criaturas que trabalharam bem durante o ano, sobem mais um degrau ajudadas por Saint-Germain. Usa-se roupas na cor violeta.

13 de Maio

Dia da abolição da escravatura e dia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Consagrado à Falange dos Pretos-Velhos. Pode-se fazer uma mentalização pedindo às Almas Santas, Sagradas e Benditas muita Luz para nós e para que todos aqueles que ainda se encontrarem presos às trevas e ao sofrimento possam ser iluminados encontrando o Caminho da Elevação espiritual.

24 de Maio

Dia de Santa Sara Kali

Consagrado à todo Povo Cigano. Pode-se fazer uma mandala com velas e tecidos coloridos. Colocar moedas douradas e taças com bebidas doces. Pedir muita prosperidade e fartura ao Povo Cigano. Que tenhamos sempre alegria para enfrentar todas as dificuldades de nossas vidas.

29 de Maio

Dia de Santa Theodósia de Constantinopla

Consagrado à Cabocla Jurema. Acender uma vela branca pedindo a proteção da Cabocla Jurema para que nossos caminhos espirituais e materiais sejam prósperos. Pedir a todo o Povo das Matas que cubra toda a humanidade com muita fartura, prosperidade e proteção.

13 de Junho

Dia de Santo Antônio de Pádua

Consagrado à Falange de Exu. São os grandes mensageiros do astral que fazem a ligação entre os diversos planos, tanto da espiritualidade como o físico. São os Grandes Guardiões de todo o nosso processo kármico enquanto estivermos encarnados. Daí se dizer que “sem Exu não se faz nada”. Eles abrem os caminhos. Destravam todas as encruzilhadas de nossa vida. São os mais próximos de nós e, portanto, capazes de entender tudo em nós.

22 de Junho

Solstício de Inverno – Sabbath do Espírito

O solstício de inverno é um grande momento formado por uma Mandala astrológica (conjunção de determinados aspectos planetários) que favorece às artes mágicas. Sua celebração ocorre na início do signo de câncer em nosso hemisfério. Este momento é aproveitado pelos Magos para se reunirem. É uma reunião de todas as Potências Mágicas. O leigo não entendendo o que era feito, interpretou mal os rituais e colocou como uma reunião de feiticeiros para o mal em adoração ao “diabo”. Sabbath é uma reunião de Magos que buscam trabalhar os fluidos universais para o crescimento das criaturas e a expansão da consciência da humanidade. Vemos aqui a origem das “fogueiras de São João”. Percebemos que as festas populares de São Pedro e São João ocorrem exatamente na época do Sabbath.
No ritual do Sabbath todos os que estão com algum problema se purificam no fogo. É o mesmo ato de “pular a fogueira” nas noites de São João. No Sabbath de junho se louva a força do Espírito que ocorre quando o Sol atravessa em inclinação de 90 graus o Trópico de Câncer indicando o início do inverno. A filosofia taoísta percebe, nesse período, que a energia Yin, feminina, alcança seu apogeu. Quando isso ocorre, o Yin já carrega o potencial Yang que se desenvolverá em seu ventre conforme nos indica o símbolo característico do Tai Chi.
Coincide no calendário católico com os dias 22 e 23 quando se celebram o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria, respectivamente.

24 de Junho

Dia de São João Batista

Consagrado ao Orixá Xangô. Lembrar que a justiça divina, na maioria das vezes, não é aquela por nós idealizada. Dificilmente teremos condições de receber de coração aberto a Justiça de Pai Xangô. Ao invés disso, devemos pedir que a Luz do Discernimento de Xangô nos ilumine sempre em todas as nossas decisões. Aqueles que desejarem poderão realizar uma mandala para esse grande Orixá e fazer os seus pedidos, principalmente, em questões que envolvem problemas jurídicos ou empregatícios.

29 de Junho

Dia de São Pedro

Consagrado ao Orixá Xangô. São Pedro simboliza mais comumente a qualidade de Xangô chamada Airá, relacionada com o mito das Águas de Oxalá. Sua relação com Oxalá se pode notar nas vestes e na forma como se apresenta, compreendido por nós como “mais velho” e cuja cor principal é o branco. Ver referência ao dia 24 de junho ou ainda dia 30 de setembro.

06 de Julho

Ascenção do Mestre El Morya

Acender uma vela branca e procurar mentalizar uma cor azul-rei fluindo de nosso chákra frontal. Devemos neste dia procurar fazer uma reflexão sobre nossa vida. Deixar que aquilo que deva ser feito e, não estamos conseguindo, seja orientado por El Morya. Que a luz de El Morya oriente a toda a humanidade, despertando a Vontade e o Poder de Cura e harmonização e de Construção de um Novo Mundo que existe em nós.

16 de Julho

Ano Novo Egípcio

WP REMPET NEFER (Feliz Ano Novo). Fecho de um ciclo e início de outro que deve ser mentalizado como mais farto e abundante. Oferecer uma bandeja de frutas e flores às Forças Divinas e acender uma vela branca e incensos. Depois de três dias, despachar as flores e frutos na terra. Enfeitar toda a casa com flores e pedir a toda a Hierarquia Espiritual de nosso planeta que nos traga muita paz e harmonia para este novo ciclo.

22 de Julho

Dia de Santa Maria Madalena

Consagrado às Grandes Senhoras. Pode-se fazer uma mandala com três taças com alguma bebida doce, um licor por exemplo, sobre um pano vermelho. Oferecer maçãs e velas vermelhas e douradas. Pedir proteção à Grande Casa de Maria e que suas enviadas zelem sempre pelos nossos caminhos físicos, emocionais e espirituais.

26 de Julho

Dia de Sant’Ana

Consagrado ao Orixá Nanã. Pode-se fazer uma mandala para esse grande Orixá e mentalizar toda humanidade envolta, aconchegada, nos braços de Nanã. Essa grande senhora nos ampara nos momentos de dor e dificuldade pelas quais passamos. Que Ela nos possa amparar sempre em seus braços, segurando-nos como segura seu Ibiri, enchendo-nos com seu Amor e sempre nos protegendo.

10 de Agosto

Dia de São Lourenço

Consagrado ao Orixá Tempo.

15 de Agosto

Dia de Nossa Senhora da Glória

Consagrado ao Orixá Yemanjá. Pode-se fazer uma mandala para a grande Mãe Yemanjá. Pedir que a luz de Yemanjá fertilize todas as boas idéias, todos os bons sentimentos e ilumine a toda a humanidade. Sua energia é usada na resolução de problemas com maternidade e de ordem familiar, por exemplo, a amorização da família. Utilizada nas uniões em todos os sentidos.

16 de Agosto

Dia de São Roque

Consagrado ao Orixá Omolu. Pode-se fazer uma mandala para esse Orixá ou o trabalho, um pouco mais extenso, que segue: acender uma vela branca de sete dias sobre um pano branco e colocar sete favas de Omolu em volta. Pedir que a força deste Orixá possa transformar todas as nossas doenças na cura. Que todos os nossos males físicos sejam transformados em luz maior para a nossa espiritualidade. Depois, a cada dia, despachar cada uma das favas durante os sete dias seguintes. Na última fava dizer: “Te devolvi as sete favas, que meu corpo físico tenha saúde e harmonia para que meu espírito se manifeste em toda a sua plenitude”.

Omolu é orixá da Cura e da Prosperidade. Sua energia é utilizada quando há problemas de saúde, cirurgias e trabalhos de magia. Serve para nos libertar dos processos mágicos. Utilizada para transmutação e transformação de tudo, principalmente, na saúde. Visa o equilíbrio do ser.

24 de Agosto

Dia de São Bartolomeu (Nathanael)

Consagrado ao Orixá Oxumarê. Neste dia, pode-se fazer uma mandala para este Orixá. Imaginar a Luz multicolorida de Oxumarê iluminado todo o mundo, cada um de nossos conhecidos, familiares, todos de nosso pais, de nosso continente e, por fim, de todos os continentes. Que essa Luz possa trazer muita prosperidade a todos os seres vivos. Que a energia da Prosperidade em conjunto com a sabedoria necessária para mantermos todas as nossas conquistas, seja irradiada para todo o nosso planeta e além.

27 de Setembro

Dia de São Cosme e São Damião

Consagrado à Falange das Crianças. Pode-se realizar uma mandala para esta Falange. Deve-se pedir muita alegria e disposição para encarar as possíveis complicações da vida. Que a descontração simbolizada por essa Falange possa inspirar a todos e a Alegria divina se tornar manifesta em todo mundo.

29 de Setembro

Dia dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Consagrado à toda hierarquia angelical.

30 de Setembro

Dia de São Jerônimo

Consagrado ao Orixá Xangô. Pode-se fazer uma mandala para este Orixá e valem as mesmas orientações do dia 24 de junho.

01 de Outubro

Dia de Santa Terezinha do Menino Jesus (Terezinha de Lisieux)

Consagrado à Cabolca Jandira. Pode-se realizar a seguinte mandala: acender uma vela branca, com flor branca no lado de dentro de um triângulo feito com 3 copos d’água. Mentalizar uma cor azul cristal e uma chuva de prata envolvendo toda a humanidade, fazendo com que todos os nossos sentimentos bons possam fluir de nossos corações.

04 de Outubro

Dia de São Francisco de Assis

Consagrado ao Mestre Kut Humi. Responsável pela energia do Segundo Raio, que é o raio do Amor Universal. Kut Humi esteve encarnado pela última vez como São Francisco de Assis. Kut Humi é um dos Mestres de maior Força Vibratória. Mentalizar a cor amarelo ouro envolvendo a todos. Acender uma vela amarela sobre um pano branco e pedir que a energia do amor envolva a todos. Colocar a casa florida. Lembrar que toda a vez que agradamos aos seres da Natureza, como animais e plantas, estamos entrando em contato com o Mestre.

06 de Outubro

Aniversário da vinda do Caboclo do Sol e da Lua

Guia e Mentor do Templo do Vale do Sol e da Lua. A presença do Caboclo ocorreu em nosso Plano Físico, pela primeira vez, em 1988. Todos os médiuns devem acender uma vela branca ou roxa. Pela manhã mentalizar um Sol dourado no chákra frontal. À noite fazer a mentalização de uma Lua de prata no chákra cardíaco. Oferecer uma violeta roxa ao Guia-Mentor. Pedir que toda “Fraternidade dos Essênios” possa trazer paz e harmonia ao Templo do Vale do Sol e da Lua, fortificando o plano material e espiritual de todos os médiuns da Casa. Neste dia devemos “guardar as nossas palavras” contra toda a maldade que possa nos ser dirigida.

07 de Outubro

Dia de Nossa Senhora do Rosário

Consagrado aos Pretos-Velhos. Pode-se fazer uma mandala para esta poderosa falange e pedir a proteção das Almas Santas, Sagradas e Benditas. Que as Santas Almas possam encaminhar todos aqueles que ainda se acham presos na ignorância e nas trevas do plano astral.

12 de Outubro

Dia de Nossa Senhora Aparecida

Consagrado ao Orixá Oxum. Pode-se fazer uma mandala para esse Orixá pendindo solução para qualquer questão relativa à maternidade ou ainda questões amorosas. Mentalizar a Luz azul marinho de Oxum iluminando tudo que existe com sua Beleza e sua Bondade.

15 de Outubro

Consagrado ao Arcanjo Miguel (Michael)

Arcanjo protetor da Umbanda e guardião de todas as nossas ações. Acender uma vela azul marinho e mentalizar uma espada azul flamejante sendo colocada sobre a nossa cabeça. No momento em que a espada tocar o chákra coronário dizer: “Adonai Michaelillu” (três vezes). O Arcanjo Michael, como é conhecido no meio ocultista é o Grande Protetor de toda a raça humana. É o Arcanjo do Sol. É aquele que nos traz a Luz Divina.

22 de Outubro

Dia de Santa Maria Salomé

Consagrado às Grandes Senhoras. Pode-se fazer uma mandala com três taças com alguma bebida doce, um licor por exemplo, sobre um pano vermelho. Oferecer maçãs e velas vermelhas e douradas. Pedir proteção à Grande Ordem das Marias e que suas enviadas zelem sempre pelos nossos caminhos físicos, emocionais e espirituais.

28 de Outubro

Dia de São Judas Tadeu

Consagrado ao Orixá Xangô do Oriente. Energia muito importante na construção dos fundamentos de nossa Casa, teve seu culto absorvido pela força do grande Orixá Oxumarê. Nunca será esquecida em sua grande importância e o papel fundamental que desempenhou e ainda desempenha em nosso Templo. Kaô Kabiesilê!

31 de Outubro

Dia das Bruxas (Halloween)

Consagrado à preparação para o dia de todos os Santos. Daí recebe seu nome. Halloween em inglês é uma junção de All Hallows Eve, ou seja, véspera do dia de todos os Santos. Ano Novo Celta – povo que viveu na Grã-Bretanha e que detinha um grande poder sobre as artes mágicas. A Tradição Céltica, hoje reavivada com nova roupagem pela tradição Wicca, é das mais ricas que se conhece juntamente com a Egípcia e a Hindu. Neste dia louvavam a todos os deuses. Todos que haviam esquecido de louvar os deuses podiam fazê-lo neste dia. A mudança do dia 31 para o dia 01 de novembro é o momento mais importante. Podemos notar a celebração católica do dia de Todos os Santos. Os Celtas faziam também rituais ao deus da morte em agradecimento por não tê-los levado. São três dias de ritual que podem ser vistos até hoje na forma do Dia de Todos os Santos seguido do Dia de Finados. Neste dia devemos fazer uma mentalização para a saúde de todos os que necessitam. É bom notar que neste dia era feita a Sagração da Deusa Mãe,a grande energia feminina. Lembramos que a divindade máxima celta é feminina e não masculina. Todo o ritual envolvendo esse festival se concentra na possibilidade de renovação que chega com a mudança de ano. Nós fazemos o mesmo na virada de nosso calendário. Realizamos listas e promessas de mudanças. Os Celtas já haviam instituído esta forma de culto de forma muito mais profunda. No primeiro dia, observavam com cautela e resguardo o que haviam realizado até então. No segundo dia, festejavam todos os deuses de seu panteão e agradeciam pelo ano vivido e, acima de tudo, pela vida. No terceiro dia celebravam seus mortos e deixavam para trás suas antigas personalidades para iniciarem, agora, um novo ano como é devido. É o maior festival wiccaniano e podemos fazer uma mentalização antes de dormir para que toda a humanidade possa compreender devidamente a energia de renovação e mudança que sempre atuam sobre nós.

01 de Novembro

Dia de Todos os Santos

02 de Novembro

Dia de Finados

Consagrado à toda energia de transformação. Aqueles que não tem o devido equilíbrio mediúnico, devem evitar a ida aos cemitérios. Mentalizar a cura sobre todas as pessoas doentes. Não pensar de modo triste nas pessoas que já desencarnaram. Dia propício para a saúde. Mentalizar as pessoas doentes envolvidas na cor lilás ou rosa. Lembrar que neste dia as pessoas vão ao cemitério e lá depositam as suas dores e angústias. Por isso, neste dia, evitar a ida a este local. Cemitério é um local sagrado. É um Campo Santo e habitat natural dos Orixás Omolu e Nanã. É o que de mais positivo existe.

15 de Novembro

Dia de Fundação da Umbanda

Muitos relacionam esse dia com o início formal de atuação da Umbanda enquanto religião independente. Isso de dá com a vinda do Caboclo das Sete Encruzilhadas que, utilizando de seu “aparelho” Zélio de Moraes, determina o início de atividades religiosas de forma independente do kardecismo ou de qualquer outra religião organizada.

Pedir a todas as Falanges de Umbanda que enviem cada vez mais Luz, Paz e Amor a toda a humanidade. Que a Força de todos os Exus, todos os Caboclos, Pretos-Velhos e Crianças venham sempre em nosso amparo.

04 de Dezembro

Dia de Santa Bárbara

Consagrado ao Orixá Yansã. Antes de dormir ou ao acordar, mentalizar uma cobra Naja que surge a nossa frente e vem em direção ao nosso peito e sobe pela espinha em direção à cabeça. Ao atingir nossa cabeça se transforma em luz que é projetada pelo chákra frontal. Todos os médiuns que estejam com problemas pendentes, fazer esta mentalização, pedindo que a força de Yansã, que é energia de decisões sábias, possa resolver tudo, levando a nossa prostração e inércia perante a vida. A energia de Oiá é utilizada em todos os processos de disputas, problemas materiais, vitalidade das pessoas. Utilizada também em problemas sexuais e de poder. Usa-se no fortalecimento da energia de kundalini, a qual está relacionada com a nossa auto-estima, com o fortalecimento da disposição e da vontade.

08 de Dezembro

Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Consagrado ao Orixá Oxum. Mentalizar uma luz branca em nossa cabeça sutilizando todos os nossos pensamentos. Aqueles que quiserem podem ir a cachoeira e levar flores em oferta à Mãe Oxum. Este ritual já era praticado desde a antigüidade. A energia de Oxum é utilizada em todos os processos de amarração: casamentos e dissoluções. Ainda em qualquer problema que envolva a energia feminina e o ventre da mulher. Ela rege a menstruação e a gravidez e sua força pode ajudar qualquer mulher que tenha algum problema relativo à esses fenômenos femininos. Utiliza-se a força de Oxum nos problemas sentimentais e, principalmente, nos processos mentais, para a abertura do plano mental. Utilizada, também, para a sensualidade. Não confundir, no entanto, sensualidade com sexualidade.

17 de Dezembro

Dia de São Lázaro

Consagrado ao Orixá Omolu. Pode-se realizar o mesmo ritual feito no ida 16 de agosto. Que a força de Omolu ajude a todos aqueles que buscam meios para a cura de seus corpos físicos ou seus corpos sutis. Mentalizar toda humanidade envolta por uma luz violeta. Que todos os profissionais de saúde e todos aqueles que trabalham para o benefício da humanidade sejam envoltos por essa luz e recebam toda a força de Omolu em suas vidas.

31 de Dezembro

Ritual de Passagem do Ano

Neste dia deve-se defumar toda a casa e montar uma Mandala referente ao Orixá regente do ano que se inicia. É sempre bom colocar, na Mandala, um copinho com água e sete gotas de essência de aloés, a fim de captar a força do Amor (Oxalá) para o ano vindouro.

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar